Mês das Bibliotecas Escolares comemorado em Mafra

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, escolheu o Município de Mafra para assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2018, iniciativa que visa incentivar a reflexão sobre o lugar da biblioteca no processo de formação da criança e do jovem. O representante do Governo foi recebido, na Escola Básica de Mafra, pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra e pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Mafra.

O Município de Mafra dispõe, atualmente, de 21 Bibliotecas Escolares, muitas delas criadas na sequência do programa municipal de modernização do parque escolar, e que funcionam em estreita articulação com as oito Bibliotecas Municipais.

O Presidente da Câmara Municipal recordou a relação secular que o Concelho de Mafra tem com o livro e com a leitura, a qual remonta à criação da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra (para muitos, “a mais bela do mundo”), monumento que, por sua vez, inspirou a escrita de “Memorial do Convento”, obra maior do Nobel da Literatura, José Saramago.

Nesta ocasião, o edil fez a entrega, a todas as Bibliotecas Escolares do Concelho, do livro “Mafra. Singularidades de um território”, de modo a que o conhecimento sobre a história local esteja acessível aos alunos.

Mês das Bibliotecas Escolares comemorado em Mafra