Conferência "Sistema Tarifário e Rede Metropolitana de Transportes de Lisboa e de Viena"

Na sociedade atual, a mobilidade é muito mais do que a facilidade de deslocação entre um lugar e outro. É um fator determinante para a sustentabilidade ambiental, para o planeamento urbano, para o desenvolvimento social e para a própria competitividade económica dos territórios. Cientes desta problemática estratégica, a Câmara Municipal de Mafra e a Área Metropolitana de Lisboa organizaram a Conferência "Sistema Tarifário e Rede Metropolitana de Transportes de Lisboa e de Viena (Áustria)", que se realizou hoje, no Edifício Municipal de Serviços, em Mafra.

No passado dia 1 de abril entrou em vigor um novo sistema tarifário para os transportes públicos da área metropolitana de Lisboa (AML), sendo que, no Concelho de Mafra e conforme sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, na sua mensagem de boas-vindas, “volvidos 15 dias após a implementação do novo sistema tarifário, verifica-se já um aumento de 20% das vendas de passes, assim como um acréscimo de viaturas em parques de estacionamento e intermodais, apenas possível de acomodar porque este Município investiu na expansão da capacidade instalada.”

 

Um sistema equivalente está implementado há já alguns anos na região de Viena, capital da Áustria, encontrando-se, igualmente, em fase de ampliação da rede, centrada em soluções de transportes sustentáveis ambientalmente.

 

Quando se está na AML a dar os primeiros passos, a estudar e avaliar os impactos nos diferentes níveis das alterações que se estão a implementar, importa não só partilhar e ouvir os especialistas e intervenientes, como conhecer a experiência de outros países que já implementaram, com sucesso, soluções similares, definindo um futuro melhor.

 

 

Abordando a importância da utilização de transportes públicos, com qualidade, rapidez e de forma mais económica, este foi o mote dado pelos oradores participantes na Conferência, onde interveio o Primeiro-secretário Metropolitano Carlos Humberto de Carvalho, sobre o tema “A implementação do novo sistema tarifário na Área Metropolitana de Lisboa”. “A experiência no município e região de Viena” foi o tema apresentado pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viena, Dra. Maria Vassilakou. Por seu turno, o Presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros”, Dr. Cabaço Martins, abordou “O novo tarifário na perspetiva dos operadores”. Seguidamente, o Professor Nuno Marques da Costa focou os “Transportes, mobilidade e território na Área Metropolitana de Lisboa”. O último orador, o Professor José Manuel Viegas, fez uma alocução dedicada ao tema “Desafios de curto e médio prazo associados ao novo modelo tarifário dos transportes públicos nas Áreas Metropolitanas”.

 

Finalizadas as intervenções dos oradores, a iniciativa continuou com um debate, moderado pelo Dr. José Monteiro Limão, editor da publicação “Transportes em revista”, onde se procurou aprofundar as melhores soluções aplicáveis a este novo modelo, mas também refletir sobre as inevitáveis alterações demográficas e sociológicas decorrentes da sua implementação no território na Área Metropolitana de Lisboa.

 

Presidiu à sessão de encerramento o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, Professor Doutor José Mendes, que classificou este como um momento histórico, um passo transformacional do paradigma nacional da mobilidade.

Conferência "Sistema Tarifário e Rede Metropolitana de Transportes de Lisboa e de Viena"