Ação de sensibilização sobre peixes nativos do Rio Lizandro

Dando a conhecer a importância da biodiversidade da fauna existente no Rio Lizandro, realiza-se, no dia 25 de maio, a partir das 10h00, uma atividade de sensibilização dinamizada pela bióloga Carla Sousa Santos, do MARE-ISPA. A ação, que inclui uma sessão teórica de manhã, no Parque de Santa Marta, na Ericeira, e atividade prática no rio, na parte da tarde, visa dar a conhecer os peixes nativos dos rios do Concelho de Mafra garantindo a sua sobrevivência. Participe!

A ictiofauna nativa portuguesa encontra-se ameaçada por vários fatores, nomeadamente a destruição de habitats, a poluição e a escassez de água. O rio Lizandro alberga várias espécies de peixes de água doce nativos de Portugal, estando duas delas criticamente em perigo. Após uma apresentação teórica, será demonstrado, na prática, como se identificam essas espécies de peixes de água doce, quais as condições ecológicas ideais do seu habitat, quais as ameaças à sua sobrevivência e o que pode ser feito com vista à sua conservação.

Esta ação, integrada nas atividades do Projeto Peixes Nativos, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Mafra, o MARE-ISPA e a Águas do Tejo Atlântico.

Participação gratuita, mediante inscrição em: peixesnativos@gmail.com